Há muita especulação em torno dos selos de Apocalipse. Muitos tentam deduzir o que significam e acabam dando explicações sensacionalistas, inventadas, fictícias, que só desonram o nome de Deus e atrai maldições àqueles que as propagam.
Uns têm se deixado seduzir-se e tem tomado posição com
os inimigos do Senhor. Interpretam erroneamente as mensagens que lhes são
dirigidas e as revestem de sua própria justiça. A seus olhos, o pecado não é
pecaminoso. Ensinam mentiras em vez da verdade e extraviam muitas
almas.
1) Há livros de Registros no Céu!
Portanto, temos que ter clareza que há livros no céu: Livro da vida do Cordeiro; Livro das más obras, não confessadas e não perdoadas e o Livro das boas obras, pelas quais os vencedores receberão o galardão.
Sejam riscados do livro dos vivos, e não sejam inscritos com os justos. Salmos 69:28
Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro. Êxodo 32:33
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. Apocalipse 20:12
Convém prestar a maior atenção a cada palavra que sai da boca de Deus. Não se pode, sem pecado, apartar-se das palavras de Cristo. O Salvador insta os extraviados para que se arrependam. Os que humilham seu coração e confessam seus pecados, receberão o perdão. Suas transgressões serão perdoadas. Mas, o homem que pensa que é uma debilidade de sua parte confessar seus pecados, não obterá o perdão nem verá a Cristo como seu Redentor, pois perseverará na transgressão e cometerá uma falta atrás da outra e adicionará pecado atrás de pecado. Que fará tal homem quando os livros forem abertos, sendo que cada um será julgado segundo o que estiver escrito neles? Ellen G. White em Joyas del Testemunho pág.414
Haverá o momento em que Deus abrirá os selos do Livro da Vida, onde estão relacionados os nomes daqueles que foram remidos pelo sangue do Cordeiro.
E pelo que vemos em Apocalipse 5:1 o livro contém 7 selos.
2) Há duas características nos selos!
Na Bíblia há várias citações que falam de selos. Mas, para melhor entendermos é bom sistematizar as duas características nos selos que conhecemos muito bem do nosso cotidiano:
A) É o selo que dá autoridade, veracidade, que indica que o documento é oficial. Neste caso o selo deve identificar quem é a autoridade, sua função e seu território
B) É o selo de cartas que indica inviolabilidade do conteúdo, trazendo a data e local do selamento, ou seja a condição histórica que houve a emissão do documento oficial.
Assim também é nos Escritos Sagrados:
E uma pedra foi trazida e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus grandes, para que no tocante a Daniel nada se mudasse: Daniel 6:17
3) Qual é o selo de Deus?
a) Deus tem um selo que marca os que são Seus!
E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus. Apocalipse 7:2-3
Todavia o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os seus, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nome do Senhor. 2 Timóteo 2:19
b) O selo está na lei
Ata o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos.Isaías 8:16
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Êxodo 20:8
c) O sábado é o selo de Deus!
Falarás também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós pelas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Êxodo 31:13
E santificai os meus sábados; e eles servirão de sinal entre mim e vós para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus. Ezequiel 20:20
4) O Livro da Vida tem sete selos que marcam a época do selamento!
Primeiro selo: cavalo branco (Apocalipse 6:2 e Apocalipse 19:19:11-14)
Aqueles que foram remidos pelo sacrifício do cordeiro, e sofreram o impacto de Sua experiência na Terra (seus vestes estão manchadas de sangue) época de pureza, justiça, fidelidade e vitória.
A morte de Cristo, sua ressurreição e ascenção aos céus, dá início à extensão ao mundo da mensagem de salvação, cumpre-se a profecia das setentas semanas de Daniel 9:24, o apedrejamento e morte de Estevão, a conversão de Paulo, a implantação de Igrejas pelo mundo, a perseguição e morte dos apóstolos, o cerco e destruição de Jerusalém pelo general romano Tito, a prisão de João e a própria revelação na Ilha de Patmos. (Até o ano 100 DC)
Segundo selo: cavalo vermelho (Apocalipse 6:3 e 4)
O quadro histórico desta fase é a ausência de liderança apostólica, mas cristianismo se propaga. Os Imperadores de Roma decidem por uma implacável perseguição aos cristãos. Nero, Domiciano e Deoclesiano tomam por subversivos os seguidores de Cristo. O sangue vermelho é refletido no selo pelo massacre impiedoso dos ditadores. (do ano 100 até 313)
Terceiro selo: cavalo preto (Apocalipse 6:5 e 6)
O terceiro selo reflete escuridão, trevas, onde o povo de Deus sem liderança é ludibriado pelas manobras do inimigo. Constantino vive uma época de crise política do Império e boa parte de suas energias estavam sendo empregadas em perseguir os cristãos.
Em 313 decreta uma espécie de anistia e liberta os presos e se converte ao cristianismo, assim ganha base popular de apoio e um respiro na vida política. A obstinada perseguição, que tinha sido a razão dos cristãos se apegarem a Jesus, agora já não existe mais. O próprio Constantino, que seguia a tradição de adorar ao deus sol, se diz convertido ao cristianismo e introduz vários costumes pagãos no culto cristão.
Assim, há uma grande crise entre os seguidores de Cristo, permitir ou não a entrada de orientações doutrinárias pagãs tais como: adoração de imagens, o batismo de crianças, imortalidade da alma, missa para os mortos. Em 21 de março de 321 institui o dia de guarda do domingo. ( período de 313 até 538). É o início da Igreja Católica.
Quarto selo: cavalo amarelo (Apocalipse 6:7 e 8)
A cor amarela está associada a cor de um cadáver, à morte. Nesta época histórica, de 538 a 1517, a Igreja é alçada à instituição de Estado e o chefe de Estado é também o chefe da Igreja. É o apogeu do catolicismo, da supremacia papal. O Estado inicia então sua expansão territorial de suas fronteiras em nome de uma orientação religiosa, ideológica e institucional do Estado, para isso se utiliza do Exército regular e da força policial para manter a disciplina e obediência às autoridades dos territórios ocupados.
A supremacia papal resultou em uma cooptação de pagãos que seguiam outras crenças e também e principalmente de uma mortandade de cristãos que se negavam a aceitar esta ordem das coisas. Milhões de fiéis foram mortos, 70 mil numa só noite na França (Noite de S. Bartolomeu). Os Valdenses e albigenses heroicamente propagavam as doutrinas bíblicas. John Wycliffe já iniciava uma contra-ofensiva contra o catolicismo na Inglaterra.
Quinto selo: clamor dos mártires (Apocalipse 6:9-11)
Os indivíduos que opõem resistência são perseguidos e mortos, porém dão um vigoroso testemunho, pois começam a denunciar as inúmeras doutrinas bíblicas que foram e continuam a ser pisoteadas. Começa o Protestantismo pelos bispos dentro da Igreja Católica. Surgem Martinho Lutero, Calvino e outros. (1517 a 1755)
Sexto selo: os sinais da volta de Jesus (Apocalipse 6:12-17 e Apocalipse 7)
Terremoto de Lisboa 1 de novembro de 1755
A retirada da referência a Deus da Constituição Francesa de 1792 a 1795
O escurecimento do Sol em 19 demaio de 1780
A prisão do papa em 1780, a revolução francesa, a revolução industrial
A queda das estrelas em 12 e 13 de novembro de 1833
A pregação da volta de Jesus para 1844, O decreto dominical, o fechamento da porta da graça com a queda das sétimas últimas pragas.
Sétimo selo: a volta de Jesus. (Apocalipse 8:1)
Haverá um silêncio no céu por meia hora. (segundo a equivalência dia-ano de Números 14:34) (24 horas= 360 dias; 12 horas= 180 dias; 3 horas= 45 dias; 1 hora= 15 dias; 1/2 hora = 7,5 dias)